A edição impressa desta segunda-feira do Diário de Santa Maria traz uma matéria sobre as datas, prazos e, inclusive, projeção de receitas de 15 prefeituras da Região Central quanto ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
O tributo, se pago em dia pelo contribuinte, garante à comunidade recursos para que possa efetuar investimentos e, assim, continuar destinando benefícios de qualidade de vida a toda a população. Na tentativa de fazer com que o contribuinte pague o imposto em dia, cada vez mais prefeituras apostam em descontos atrativos para evitar a inadimplência dos munícipes.
Exemplo disso é a prefeitura de Santa Maria que, desde 2009, apostou em campanhas de incentivo ao pagamento premiando o bom pagador com descontos generosos.
Valor arrecadado pode ser revertido em melhorias no dia a dia do cidadão
Com o pagamento do IPTU, os gestores públicos têm uma maior margem para aplicar os recursos cobrados em melhorias no dia a dia do cidadão. O tributo pode ser utilizado, por exemplo, para o tratamento de resíduos da coleta de lixo. Da mesma forma, segurança, limpeza e conservação de ruas, parques e jardins também é garantida pela arrecadação do imposto.
Com a arrecadação do tributo é possível promover melhorias nas áreas da educação; como merenda e transporte escolar; saúde, entre outros.
"